• Home
  • Orientação Pedagógica e Orientação Educacional

Os integrantes da Equipe Gestora cumprem funções importantes que se complementam para o desenvolvimento administrativo, pedagógico e educacional da escola.

A Orientação Educacional e Pedagógica apesar de terem suas funções bem definidas pelo Regimento Escolar do município de Mesquita, podem e devem trabalhar integradas, visto que a parceria e articulação desses profissionais são imprescindíveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Cada um tem sua importância, não sendo uma função sobreposta a outra, pois o trabalho no espaço escolar não se consolida isoladamente e sim nas tramas que se tecem, por meio da parceria e articulação destes profissionais que constitui a equipe gestora.

De acordo com arts. 26 e 32 Regimento Interno da Rede Municipal de Mesquita “O professor coordenador pedagógico, em parceria com a comunidade escolar, é o responsável pela coordenação das atividades pedagógicas, pela elaboração e materialização do seu plano de trabalho e do projeto político-pedagógico da unidade escolar[…] O orientador pedagógico tem por finalidade o planejamento, a orientação, o acompanhamento e a avaliação das atividades pedagógicas.

 De acordo com art. 34 Regimento Interno da Rede Municipal de Mesquita: “O Serviço de Orientação Educacional (SOE) tem por finalidade resgatar a importância das relações professor-estudante e escola-comunidade-família, numa ação globalizada e integrada na unidade escolar, pressupondo-se que sua atuação seja mais voltada para o contexto político-pedagógico a partir da compreensão crítica da relação escola/sociedade.

 Desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação @ 2021
Prefeitura Municipal de Mesquita R. Arthur Oliveira Vechi, 120 – Centro, Mesquita – RJ, 26553-080