Acolher para Seguir: Um projeto que transforma vidas

No mês de abril, foi realizada uma pesquisa entre os funcionários e alunos/responsáveis sobre a importância das Salas de Acolhimento, projeto atuante na EJA. Foram entrevistadas aproximadamente 60 pessoas das 08 Unidades Escolares que possuem essa modalidade de ensino. Abaixo segue o texto informativo. Os anexos contêm as fotos e o documento criado na versão original.

– O Lúdico levado a sério
Se, no dicionário, “acolher” significa ¹oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico; abrigar(-se), amparar(-se), na prática, as Salas de Acolhimentos criadas pelo Projeto “Acolher para Seguir” (portaria SEMED nº.: 010/2022 de 30 de março de 2022) vão muito além disso. Com caráter definido em portaria como “recreativo”, as monitoras, além do carinho e atenção que oferecem às crianças, levam a “brincadeira” a sério, realizando com as mesmas, de acordo com a faixa etária de cada uma, atividades divertidas e eficazes no estímulo ao desenvolvimento infantil, incentivando as crianças a explorarem o mundo ao seu redor por meio dos sentidos são as brincadeiras sensoriais; que têm como foco despertar o interesse das crianças em descobrir novas formas, sons, cores e habilidades, estimulando, assim, sua curiosidade. Na faixa etária de 4m a 18m, por exemplo, utilizam de brinquedos que disponham de recursos visuais e sonoros, além de móbiles, livros do bebê e brinquedos de borracha que, além de sonoros, permitem o “levar à boca” tão necessário na fase que se encontram, de desenvolvimento oral.
Nas demais faixas etárias, são priorizadas as atividades que envolvam a contação de histórias, exibição de curtas, músicas infantis, pinturas artísticas utilizando as mãos e/ou pincéis com guache, giz de cera, lápis de cor… obras artísticas feitas com materiais recicláveis, manuseio de massa de modelar de forma livre e direcionada, brincadeiras com blocos lógicos e peças de encaixe. Além disso, atividades de rodas de conversa visam proporcionar o desenvolvimento da competência da escuta, da troca de ideias/vivências (estímulo à reflexão, à oratória…) acerca de temas atuais e do cotidiano social, que contribuem para a formação cidadãos ativos. Tivemos neste mês, por exemplo, discussões acerca do dia mundial de conscientização sobre o autismo e discussões sobre atitudes colaborativas no combate à Dengue.

– EJA e a Sala de Acolhimento
Para os responsáveis, a Sala de Acolhimento é a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos de uma forma mais tranquila e segura, sem a preocupação de quem ficará com sua criança durante o período das aulas. Além disso, eles reconhecem o quanto essa convivência com outras crianças é benéfica ao desenvolvimento dos pequenos.
Em pesquisa realizada entre funcionários e responsáveis sobre a importância da Sala de Acolhimento, os depoimentos foram unânimes ao enxergarem o quanto o projeto é determinante como ação de combate à evasão escolar nessa modalidade de ensino e o quanto os responsáveis confiam nele.
Segundo Miriam Nunes Gomes, ASG da E. M. Professor Quirino, o projeto foi “uma das melhores atitudes do município. Hoje, os alunos adolescentes têm a tranquilidade de continuar seus estudos sabendo que seus filhos serão cuidados e alimentados. Recebendo carinho e atenção dos monitores”.
A aluna da E. M. Rotariano Arthur Silva, Sr.ª. Cláudia Thaine dos Santos, gosta tanto do projeto que acha que as demais escolas do país deveriam aderir. “Muito bom, ainda mais para as mulheres que não tem com quem deixar, como eu. É muito importante! Bom seria que todas as escolas tivessem Sala de Acolhimento. Muito obrigada às funcionárias!”
Elaine Luciana C. de Oliveira, aluna/responsável da E. M. Expedito Miguel, também fala sobre a importância da Sala de Acolhimento: “é muito importante para os estudantes. A gente fica mais tranquilo, presta atenção nas aulas sabendo que nossos filhos estão com pessoas qualificadas para ficar com eles”. Ela continua dizendo: “minha pequena ama as tias, até chora quando não dá para vim. A gente tem ânimo de vir estudar e não fica desanimado”.
Por fim, vemos que os benefícios da Sala de Acolhimento se estendem além dos alunos/responsáveis, pois as crianças contempladas passam a ter a oportunidade de uma nova possibilidade de interação social, de desenvolvimento de competências e habilidades com seus pares; têm a oportunidade de enxergar a importância da escola e dos estudos para todo um desenvolvimento familiar, ampliação de oportunidades e alteração do status quo.