Capacitação da Lei Lucas Nº 13.722/2018 de caráter obrigatório

WhatsApp Image 2024-04-09 at 11.37.59

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza uma equipe múltipla composta por nutricionista, fonoaudiólogos, enfermeiro, dentista, socorrista que ministram aulas práticas e teóricas com duração de quatro horas, os profissionais de educação da rede pública municipal de Mesquita estão recebendo capacitação em conformidade com a chamada Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722). Esta lei, sancionada em 2018, determinou que é obrigatória a capacitação de noções básicas de primeiros socorros de funcionários de escolas, incluindo professores.
A necessidade dessa lei ocorreu devido a um acidente com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.